VACINAS - TETRAVALENTE

Essa vacina imuniza contra: Difteria, Tétano, Coqueluche e Haemophilus influenzae do tipo b, que causa um tipo de meningite.

 

O tétano é uma infecção ocasionada por uma toxina produzida pelo bacilo tetânico, que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele (tétano acidental) ou pelo coto do cordão umbilical (tétano neonatal ou mal dos sete dias) e atinge o sistema nervoso central. Caracteriza-se por contrações e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoço.

 

A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma doença infecciosa, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios) e se caracteriza por ataques de tosse seca. É transmitida por tosse, espirro ou fala de uma pessoa contaminada. Em crianças com menos de seis meses, apresenta-se de forma mais grave e pode levar à morte.

Haemophilus influenzae do tipo b é uma bactéria que causa um tipo de meningite (inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro), sinusite e pneumonia. A doença mais grave é a meningite, que tem início súbito, com febre, dor de cabeça intensa, náusea, vômito e rigidez da nuca (pescoço duro). A meningite é uma doença grave e pode levar à morte.

 

A vacina é administrada por injeção via intramuscular no vasto lateral da coxa (em crianças com menos de dois anos) ou na parte superior do braço (em crianças com mais de dois anos). Em três doses, com intervalo de sessenta dias entre cada uma.

 

A imunização deve acontecer aos dois, quatro e seis meses. Aos quinze meses, é necessária uma dose de reforço só com a DTP. A criança deverá receber ainda uma outra dose aos dez ou onze anos com a vacina dupla adulto (difteria e tétano).

©  2018 por Clínica de Medica Santa Helena

Rua Ursino Meira Junior, 246 - Livramento - Ba 46140-000

Tel: 077 3444 1467

077 99821 1126

077 99196 7544

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon